quinta-feira, 23 de abril de 2015

Com amor, para Isis Valverde



Querida Isis, Tudo bem?

Lemos aqui no nosso Facebook (se você não conhece, sugerimos!) uma reportagem que trazia uma declaração sua bem esquisita: “é óbvio que deseja se casar, até porque “você já viu mulher que não pensa em casar? Se mulher diz que não quer casar, está mentindo”.

Era sério?

A gente é jornalista e sabe que jornal é que nem linguiça (ops!) e tudo mais, mas, enfim, considerando que você falou, como somos suas fãs, queríamos só convidá-la para uma conversa.

Pois é o seguinte: a gente odeia estereótipo e você, linda, atriz competente e bem sucedida, temos certeza, detesta também. Até os anos 60 - e lá se vão quase 60 anos - as mulheres não tinham mesmo muita oportunidade.

 Sobreviver significava ter pai rico ou casar, ou a duas coisas. Ali - e só ali - fazia sentido dizer que todas estavam à espera do grande dia do matrimônio. Você já pensou que tem gente que gosta de cachorro e de gato? Tem até quem curta sorvete de pistache em vez de dulce de leche da Hagen Daas. Tem a galera que se veste de preto, mulher de cabelo curto e comprido, mulher que gosta de mulher, de garotão, de homem que se veste de mulher. Já pensou imaginar que toda mulher - todinha - quer casar? Oi???? Qual seria o motivo de tamanha preferência interplanetária?

Casamento é difícil pacas, muito mais que vestido de noiva e bem-casado de ovos moles. E os lares se destroem por inúmeras razões, sabe Ísis? Eles se destroem pelo tempo, pela convivência, pela falta de grana, pelas manias que no começo achamos lindas mas que no fim das contas não suportamos mais no outro, os lares se destroem por razões que às vezes as pessoas mal sabem explicar. A verdade é que eles são tão sólidos quanto tudo o mais que existe nesse universo: não existe permanência em nada nessa vida, que dizer das relações humanas? Nem toda mulher quer casar, essa é que é a verdade.



Aqui, temos amigas que sempre foram solteiras e assim pretendem seguir (ou não?); tem quem sonhe com o tal vestido branco, tem quem já tenha sonhado e quer mais é jogar o vestido branco numa fogueira. Temos amigas que casaram, estão casadas e afirmam categoricamente: se me separar, não me caso nunca mais. Umas que parecem princesas da Disney até. Ah, e tem as que não querem ter filhos em hipótese alguma. E, olha, essa diversidade é bem bacana.

Casamentos começam, casamentos acabam; assim como séries do Netflix. As pessoas têm se separado mais e mais, embora continuem sim, se casando também. Então, por que persistimos nesta demanda do sonho do casamento? No valor da mulher casada x solteira desesperada?

Veja bem, cara Ísis, não nos leve a mal, apenas achamos que você anda mal informada e meio mal acompanhada. Você é muito mais!

Luv, Mulheres Rodadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário